segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto Integrado de Aprendizagem







EDNÉIA DE MIRANDA SOARES
JOSIANE APARECIDA DE OLIVEIRA PROENCA
DANIELE CABRERA
LUCIANE CABRERA PANICHI
MARCELA VARGAS DE FRANCO
ELISABETE RIBEIRO DE ALMEIDA TONIETTE
ISABETE MARIA DA SILVA
CLARICE INÊZ TONIETTE CARVALHO

SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR






PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Tema :
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”
Leitura e interpretação de textos através da tecnologia.







PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011


Título de Projeto :
Leitura e interpretação de texto através da tecnologia

Introdução:

No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Vemos então a necessidade da Escola acompanhar essas evoluções, uma vez que as mesmas, são de tal importância para o progresso do aluno na escola. As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, acessível a todos e dinâmica. A maior preocupação é com relação a falta de habilidade por parte dos professores em utilizar estas ferramentas tão úteis na prática docente. Diante desta real preocupação, tornou-se necessário a elaboração de um trabalho que viesse contribuir para uma nova prática pedagógica, implementada na inclusão digital na escola, articulando as aulas de português, mais especificamente a leitura e interpretação de textos com a tecnologia, aprimorando assim a prática docente de maneira inovadora e dinâmica , possibilitando avanços significativos e contribuindo assim, para a melhoria da qualidade da educação.
O hábito de leitura e sua interpretação é essencial para uma participação efetiva e crítica, diante dos recursos tecnológicos presentes em nossa sociedade atual. A função da escola, neste sentido, é de suma importância, visto que, a instituição escolar tem como um de seus objetivos, preparar leitores que possam participar e posicionar-se criticamente em vários contextos e situações vivenciadas em nossa sociedade, utilizando diversos suportes de leitura.
Diante da constatação do desinteresse pela leitura e interpretação de texto por parte do alunado de diversas faixas etárias, no ensino fundamental, vimos a necessidade de um trabalho diferenciado e dinâmico utilizando novas estratégias para amenizar esse problema através do uso das novas tecnologias.

Justificativa:

Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, surgem as necessidades dos educadores se apropriarem de novos recursos e metodologias que se ajustem aos anseios apresentados pelos alunos, instigando o hábito de ler e apresentando possibilidades de aprendizagem através da leitura de textos e livros impressos e veiculados pela internet, que sem dúvida, é uma ferramenta muito útil e atrativa como meio de conhecimento e informação. Aliá-la ao trabalho da leitura e interpretação de texto na sala de aula, certamente tornará as aulas mais atrativas e produtivas no que se refere a uma aprendizagem realmente significativa.


Objetivos:


Objetivo Geral:
Despertar o interesse pela leitura e interpretação possibilitando o desenvolvimento e utilização da linguagem oral, através da utilização de variados recursos e suportes tecnológicos.


Objetivos específicos:
- Dinamizar o ensino da língua portuguesa , na sala de aula, através do uso de recursos tecnológicos.
- Trabalhar a leitura, interpretação e as características dos diversos gêneros textuais;
- Desenvolver e incentivar a leitura e a escrita, em diferentes contextos e situações;

- Utilizar a leitura, através de diferentes registros e recursos, para desenvolver o aprendizado;
- Promover situações didáticas que promovam o gosto pela leitura;


Procedimentos:


Inicialmente os alunos serão conscientizados da importância de se adquirir uma boa leitura e interpretação. A seguir, serão realizadas oficinas para leitura e interpretação de textos nas salas de aula com atividades propostas no planejamento da série, através de diversos gêneros textuais. Neste momento, a professora utilizará de diversos recursos tecnológicos, como a TV, projetor multimídia, DVDs, que possibilitem a exposição de livros e textos virtuais. Os alunos também farão uso do laboratório de informática para pesquisas, digitação, jogos interativos e leitura. Após o trabalho com estes recursos, a professora juntamente com os alunos escolherão algumas histórias para trabalharem a arte cênica e apresentarem para toda comunidade escolar. Semanalmente os alunos serão levados à biblioteca da escola para empréstimos de livros para lerem em casa. Os alunos serão motivados também a participarem de um concurso de leitura e interpretação oral mensalmente, no qual deverão treiná-la em casa através de livros revistas, jornais, rótulos, etc. após avaliação da equipe responsável, o campeão levará como recompensa, um troféu.




Atividades propostas:

- Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura e interpretação de texto;
- Realizar oficinas para leitura e interpretação de textos;
- Utilizar o laboratório de informática para desenvolver as atividades programadas;
- Fazer dramatizações de histórias.
- Visitar a biblioteca para empréstimo e leitura de livros.
- Leitura de histórias e textos diversos através de textos impressos e digitais;
- Incentivar a leitura através de um campeonato entre os leitores.


Recursos necessários:
Livros, revistas, jornais, panfletos, televisão, computador, papel, lápis, etc.

Avaliação Final:

A avaliação será realizada de forma contínua, ou seja, ao longo do processo, observando a participação e desempenho do alunado nas atividades propostas.


Referências:


GARCIA, Regina Leite. Múltiplas linguagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de Linguagens 4 – Leitura e Produção de Textos. Ed. Scipione. 1ª ed.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos. Ed. Érica. 1ª ed.









Um comentário:

  1. Bom Dia!!!

    Estou adorando o blog. Excelente iniciativa. Parabéns! Usem essa ferramenta para o crescimento profissional de cada educador, na melhora da aprendizagem das crianças e na participação dos pais na vida escolar.

    Um abraço pedagógico!!rsrsrs

    Leda Toledo de Souza
    Coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais
    3511 4201
    ledatoledo@seed.pr.gov.br
    NRE/Jacarezinho

    ResponderExcluir