quinta-feira, 28 de abril de 2011

Profª Daniele Cabrera

APRESENTAÇÃO DA PÁSCOA

História - O Coelhinho Pompom
Estava chegando a páscoa e os coelhinhos estavam preparando os ovos para entregar para as criancinhas... Todos estavam muito felizes, só o coelhinho Pompom  é que andava muito triste. Sempre procurando uma boa desculpa para não ir à escola, não brincar, não se divertir e não passear  com seus pais e irmãos. Ele fugia de tudo e de todos. Muitos o achavam estranho, esquisito e mal educado.
Sua mãe, que era uma coelha muito dedicada, se preocupava muito com as suas atitudes. Às vezes ela passava o dia inteiro procurando Pompom pela mata, mas, por mais que fugisse, ao anoitecer ele retornava para casa.
Na semana da Páscoa, a Onça Pintada, que era astuta e esperta, perseguiu o Coelhinho até alcançá-lo. Levou-o para sua toca e o prendeu em uma jaula, para que ela pudesse comer o coelhinho no almoço da Páscoa.
 Coitadinho...Neste dia ele não voltou para casa. E todos foram ficando preocupados com o seu sumiço.
O Prof. Sapão Sabido, reuniu toda a turma da escola e a família de Pompom, para tentar achá-lo mata adentro.
A onça que além de esperta, era também muito perguntadeira, resolveu perguntar ao Coelhinho porque ele fugia de tudo e de todos.
Não tendo mais saída, e vendo-se completamente  e  sem ninguém, resolveu contar para a Onça Pintada, o porque do seu jeito tão esquisito:
“ Sabe o que é... Todos os meus irmãos são branquinhos e eu nasci cinza, meu rabinho não é tão redondinho como o dos outros coelhinhos, uma de minhas  orelhas não fica em pé de jeito nenhum e além do mais meus dentes são bem maiores que o dos outros coelhos.”      
A Onça, que não era tão má quanto parecia, ficou pensando... Pensando... E teve muita pena do Coelhinho. Ele não era mal educado, e sim tímido e envergonhado por ter nascido com algumas diferenças. Explicou para ele que na família dela  não era diferente. Existiam onças de diversos tipos, e também leões, gatos domésticos, gatos selvagens, leopardos, tigres e todos tinham suas diferenças.
Naquela noite a Onça também descobriu, uma coisa muito importante. Como era bom ter um amigo para conversar e contar coisas. Já o Coelhinho por sua vez viu que por ser diferente dos outros, não deixava de ser Coelho e podia também desfrutar de bons momentos junto com os amigos.
Quando Professor Corujão Sabido, e sua turma, juntamente com a família de Pompom chegaram a toca da Onça, tiveram uma grande surpresa. Os dois estavam conversando e sorrindo muito, sentados à mesa comendo.
Pompom viu o quanto todo mundo gostava dele mesmo sendo diferente. Pediu desculpas a sua família e seus amigos por tudo que fizera e contou a verdade sobre seus medos e sua timidez. Eles se tornaram amigos da onça e no dia da Páscoa  Pompom  ficou muito feliz em poder entregar seus ovinhos para as criancinhas.
A partir daquele dia aprendeu uma grande lição:
Por mais diferentes que sejamos fisicamente uns dos outros, o que importa de verdade  é a amizade, o carinho,  a compreensão e a bondade.

Alunas Letícia e Fabiele
Alunas Fabiana e Myrella

Aluno Alex


Alunos Isaque e Ângelo

Alunas Jhenifer, Natália (Pompom) e Giovanna (Onça Pintada)

Alunos Matheus e Giovanna

Alunas Kamilly, Rita e Rafaela

 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Projeto Integrado de Aprendizagem







EDNÉIA DE MIRANDA SOARES
JOSIANE APARECIDA DE OLIVEIRA PROENCA
DANIELE CABRERA
LUCIANE CABRERA PANICHI
MARCELA VARGAS DE FRANCO
ELISABETE RIBEIRO DE ALMEIDA TONIETTE
ISABETE MARIA DA SILVA
CLARICE INÊZ TONIETTE CARVALHO

SILMARA ROBLES ESCORSIN - PROFESSOR TUTOR






PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Tema :
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA”
Leitura e interpretação de textos através da tecnologia.







PROINFO / JOAQUIM TÁVORA
2011


Título de Projeto :
Leitura e interpretação de texto através da tecnologia

Introdução:

No mundo em que vivemos, passamos por diversas transformações sociais, culturais e tecnológicas. Vemos então a necessidade da Escola acompanhar essas evoluções, uma vez que as mesmas, são de tal importância para o progresso do aluno na escola. As novas tecnologias surgiram para ampliar e integrar o conhecimento de forma rápida, acessível a todos e dinâmica. A maior preocupação é com relação a falta de habilidade por parte dos professores em utilizar estas ferramentas tão úteis na prática docente. Diante desta real preocupação, tornou-se necessário a elaboração de um trabalho que viesse contribuir para uma nova prática pedagógica, implementada na inclusão digital na escola, articulando as aulas de português, mais especificamente a leitura e interpretação de textos com a tecnologia, aprimorando assim a prática docente de maneira inovadora e dinâmica , possibilitando avanços significativos e contribuindo assim, para a melhoria da qualidade da educação.
O hábito de leitura e sua interpretação é essencial para uma participação efetiva e crítica, diante dos recursos tecnológicos presentes em nossa sociedade atual. A função da escola, neste sentido, é de suma importância, visto que, a instituição escolar tem como um de seus objetivos, preparar leitores que possam participar e posicionar-se criticamente em vários contextos e situações vivenciadas em nossa sociedade, utilizando diversos suportes de leitura.
Diante da constatação do desinteresse pela leitura e interpretação de texto por parte do alunado de diversas faixas etárias, no ensino fundamental, vimos a necessidade de um trabalho diferenciado e dinâmico utilizando novas estratégias para amenizar esse problema através do uso das novas tecnologias.

Justificativa:

Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação, surgem as necessidades dos educadores se apropriarem de novos recursos e metodologias que se ajustem aos anseios apresentados pelos alunos, instigando o hábito de ler e apresentando possibilidades de aprendizagem através da leitura de textos e livros impressos e veiculados pela internet, que sem dúvida, é uma ferramenta muito útil e atrativa como meio de conhecimento e informação. Aliá-la ao trabalho da leitura e interpretação de texto na sala de aula, certamente tornará as aulas mais atrativas e produtivas no que se refere a uma aprendizagem realmente significativa.


Objetivos:


Objetivo Geral:
Despertar o interesse pela leitura e interpretação possibilitando o desenvolvimento e utilização da linguagem oral, através da utilização de variados recursos e suportes tecnológicos.


Objetivos específicos:
- Dinamizar o ensino da língua portuguesa , na sala de aula, através do uso de recursos tecnológicos.
- Trabalhar a leitura, interpretação e as características dos diversos gêneros textuais;
- Desenvolver e incentivar a leitura e a escrita, em diferentes contextos e situações;

- Utilizar a leitura, através de diferentes registros e recursos, para desenvolver o aprendizado;
- Promover situações didáticas que promovam o gosto pela leitura;


Procedimentos:


Inicialmente os alunos serão conscientizados da importância de se adquirir uma boa leitura e interpretação. A seguir, serão realizadas oficinas para leitura e interpretação de textos nas salas de aula com atividades propostas no planejamento da série, através de diversos gêneros textuais. Neste momento, a professora utilizará de diversos recursos tecnológicos, como a TV, projetor multimídia, DVDs, que possibilitem a exposição de livros e textos virtuais. Os alunos também farão uso do laboratório de informática para pesquisas, digitação, jogos interativos e leitura. Após o trabalho com estes recursos, a professora juntamente com os alunos escolherão algumas histórias para trabalharem a arte cênica e apresentarem para toda comunidade escolar. Semanalmente os alunos serão levados à biblioteca da escola para empréstimos de livros para lerem em casa. Os alunos serão motivados também a participarem de um concurso de leitura e interpretação oral mensalmente, no qual deverão treiná-la em casa através de livros revistas, jornais, rótulos, etc. após avaliação da equipe responsável, o campeão levará como recompensa, um troféu.




Atividades propostas:

- Conscientizar os alunos sobre a importância da leitura e interpretação de texto;
- Realizar oficinas para leitura e interpretação de textos;
- Utilizar o laboratório de informática para desenvolver as atividades programadas;
- Fazer dramatizações de histórias.
- Visitar a biblioteca para empréstimo e leitura de livros.
- Leitura de histórias e textos diversos através de textos impressos e digitais;
- Incentivar a leitura através de um campeonato entre os leitores.


Recursos necessários:
Livros, revistas, jornais, panfletos, televisão, computador, papel, lápis, etc.

Avaliação Final:

A avaliação será realizada de forma contínua, ou seja, ao longo do processo, observando a participação e desempenho do alunado nas atividades propostas.


Referências:


GARCIA, Regina Leite. Múltiplas linguagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de Linguagens 4 – Leitura e Produção de Textos. Ed. Scipione. 1ª ed.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos. Ed. Érica. 1ª ed.